Glossário

 

Preparamos um glossário com os principais termos técnicos que utilizamos, para que você possa entender melhor na hora de fazer o seu jogo o que cada item significa.


Transforme sua ideia em realidade!

 
Versões de testes preliminares de games/apps/softwares. Diferente das versões Beta, “Alpha Releases” têm apenas os requisitos mínimos para que possa ser executado, com a sua funcionalidade principal ainda incompleta.
Game assets nada mais são do que qualquer elemento que está sendo criado no jogo, incluindo objetos (2D ou 3D), texturas, elementos, efeitos, som, imagens, animações e até mesmo textos.

Exemplo: “Os Assets desta fase já estão prontos para serem usados”.
Nome dado à versão de pré-lançamento de um jogo ou qualquer outro software. Muitas empresas permitem que o público tenha acesso a versões Beta, dando aos usuários a oportunidade de testar e opinar sobre o produto não finalizado.
A build é uma versão do projeto já executável que é gerada durante o processo de desenvolvimento do jogo para que o time ou cliente possa testar aquilo que está sendo produzido.

Exemplo: ”A build 1.5 já foi gerada para ser testada”.
É o prazo final para um processo (ou o próprio trabalho em si) ficar pronto. No desenvolvimento de jogos, os profissionais de cada área trabalham com deadlines específicos para a entrega de cada etapa da produção de forma que o cronograma de lançamento do jogo seja seguido corretamente.

Exemplo: ”O deadline para a finalização das 3 fases iniciais do jogo é no final de dezembro deste ano”.
Em tradução literal, engine significa “motor” (o mesmo para um motor de carro, por exemplo). Nos games, a engine é o software utilizado para a programação principal do jogo que está sendo desenvolvido. É com ela que os programadores criam as linhas de códigos construindo as regras e toda a mecânica do jogo, além de incluir os elementos visuais criados pelos artistas.

Exemplo: ”A engine utilizada neste jogo será a Unity”.
Sigla para “Game Design Document”, trata-se de um documento oficial e mais essencial na hora do desenvolvimento do jogo. Ele contém informações pertinentes ao desenvolvimento do jogo. Este documento funciona como um mapa estruturado para abordar todos os elementos que irão compor o jogo, como história, personagens, cenários, jogabilidade, arte, som, interface e outros.
Significa o ato de construir em 3D um componente que auxilia no processo de animação de um personagem. Geralmente estamos falando da construção de ossos e nervos internos do personagem e criaturas que serão usados pelos artistas para criar as movimentações e animações com muito mais naturalidade e realismo.

Exemplo: ”O rig deste cavalo já está pronto para ser animado”.
Quando todas as texturas estão criadas, elas são combinadas para formar um objeto chamado de shader, que será usado no modelo 3D para mudar seu aspecto visual que possa representar um elemento específico (como metal, vidro, borracha etc).

Exemplo: ”Precisamos criar um shader com aspecto de espuma para este objeto”.

 

Solicitar Orçamento